top of page
Gotas de água

BLOG

Fórum Latino-Americano da Água em Aracaju termina com balanço sobre as discussões e próximos passos


Sessão de encerramento do 1º Fórum Latino-Americano da Água em Aracaju (SE) - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

No Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju (SE), nesta quarta-feira, 22 de novembro, aconteceu a solenidade de encerramento do 1º Fórum Latino-Americano da Água (FLAA), que apresentou o balanço das discussões e contou com transmissão pelo canal da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=RfVjDRdJphA. Ao término da solenidade foram citadas as perspectivas para a realização das duas próximas edições respectivamente em Montevidéu, Uruguai, e Cartagena, Colômbia.


Esse evento inédito ocorreu com o objetivo de fortalecer o diálogo e a integração de processos decisórios e de governança sobre água e saneamento básico pelos países latino-americanos nos contextos político, técnico e institucional. Além disso, o 1º FLAA buscou estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos que contribuam para o desenvolvimento sustentável na América Latina. Um dos pontos altos do Fórum foi o lançamento do Conselho Latino-Americano da Água (CLAA) em 21 de novembro.


Com o tema Integração para o Desenvolvimento, o Fórum é uma iniciativa conjunta da Rede Brasil de Organismos de Bacia com a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOC na sigla em espanhol), Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apoia esse evento internacional desde sua concepção.


Participaram da cerimônia de encerramento o diretor-presidente interino da ANA, Filipe Sampaio; o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), Lupercio Ziroldo; o assessor do Programa Hidrológico Internacional (PHI-UNESCO) para América Latina e Caribe e vice-presidente do Fórum, Miguel Doria; o presidente da Rede Latino-Americana de Organismos de Bacia (RELOB), Roberto Olivares; o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Cristóvão Scapulatempo; o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Alceu Bitencourt; o presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), João Paulo Netto; o coordenador do processo temático do 1º FLAA, Jorge Werneck; entre outras autoridades. Ana Carolina Argolo, Mauricio Abijaodi e Nazareno Araújo representaram a Diretoria Colegiada da ANA na abertura do Fórum.


O 1º FLAA agregou uma ampla gama de instituições do setor de recursos hídricos dos países da América Latina, incluindo gestores, técnicos, usuários, acadêmicos, mulheres, jovens, empresários, legisladores, tomadores de decisão, comunicadores e, especialmente, representantes da sociedade civil. Estruturado a partir do tema central Integração para o Desenvolvimento, o Fórum se dividiu nas seguintes temáticas: Água e Meio Ambiente, Água e Desenvolvimento, Água e Clima, Água e Financiamento, Água e Inovação, Água e Cooperação, além de Água e Participação.


O Processo Temático do 1º FLAA foi orientado pelos assuntos que vêm sendo discutidos nos principais eventos internacionais sobre água e saneamento básico, como a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Água, realizada em março deste ano em Nova Iorque, Estados Unidos; o 10º Fórum Mundial da Água, programado maio de 2024 em Bali, Indonésia; a Semana Mundial da Água de Estocolmo de 2023; a Semana Internacional da Água da Coreia do Sul e outros); e eventos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O 1º FLAA também se pautou pelos interesses regionais dos países da América Latina. Além disso, a programação temática deverá ser ancorada nas questões relacionadas à integração e ao compartilhamento de soluções e boas práticas de gestão no continente, promovendo a cooperação e a parceria entre países e instituições da região.

O 25º SBRH

O 1º FLAA aconteceu no contexto do 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, evento da ABRHidro que reúne autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, gestores da água, profissionais liberais, empresários, fornecedores e representantes de equipamentos; sendo que é esperado um público de aproximadamente 3 mil pessoas na capital sergipana. Realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos entre 19 e 24 de novembro, com patrocínio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e correalização do Governo de Sergipe, o evento acontece com o tema central Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação.


A ANA participa do 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e do 1º Fórum Latino-Americano da Água com uma equipe de cerca de 50 servidores, que participarão dos debates e apresentarão trabalhos científicos relacionados às águas do País.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

3 visualizações
bottom of page