Apresentações de cases, troca de experiências e inovações, como o lançamento da 2ª edição do livro e da plataforma Mulheres pelas Águas, marcaram o XXIV ENCOB.
Na última semana aconteceu, em Foz do Iguaçu (PR), o maior Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB). O evento contou com a participação de, aproximadamente, 3.300 pessoas - forma presencial e online, e foi marcado por debates, experiências e muitas novidades. Entre elas, está o lançamento da 2ª edição do livro e da plataforma Mulheres pelas Águas, idealizada por meio da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB).
Para o Coordenador Geral do ENCOB, Luiz Carlos Sousa Silva, as mulheres conquistaram um espaço nunca visto antes - em relação às edições anteriores. “Pela primeira vez conseguimos colocar em prática a questão do gênero. Isso ficou evidente desde a Mesa de Abertura, na qual, 12 homens e 12 mulheres participaram. Ou seja, esta igualdade de 50% nunca havia ocorrido. A mulher veio com força total e marcou presença com participações fundamentais nas discussões sobre os recursos hídricos deste ano. Inclusive, a maioria dos trabalhos apresentados para as comissões abordarem veio de mulheres”, destaca.
Ele pontua ainda que as Jornadas de Capacitação também foi um formato inovador no decorrer desta edição. “A jornada fez com que as pessoas pudessem interagir muito mais umas com as outras e ainda trouxe uma metodologia nova de participação. Envolveu todos os presentes - prova disso é o próprio índice de participantes que foi muito alto, atingindo um público de todas as idades e segmentos. Todo mundo falando, aprendendo, criando reflexões. Este modelo foi inovador e satisfatório”, salienta.
Plataforma Mulheres pela Água
A Plataforma de Talentos Mulheres pelas Águas, lançada ao vivo no XXIV ENCOB, tem o objetivo de apresentar mulheres especialistas e, com isso facilitar o contato entre e com mulheres envolvidas com os mais diversos temas de interesse ligados à área de gestão de recursos hídricos e saneamento básico.
Acesse a plataforma: https://www.rebob.org.br/mpa-home
Lançamento da 2ª edição do livro Mulheres pela Água
Este Livro é dedicado a todas as nossas mulheres guerreiras que se envolvem com os recursos hídricos em nosso país. Elas, que com sua sinergia, integram e compartilham das decisões em vários pontos e posições dentro do Sistema, mostrando sua incrível capacidade de articulação, diálogo e disseminação para as boas e exitosas ações de cuidar da água.
Jornada de Capacitação
A Jornada de Capacitação foi uma oportunidade aos participantes em discutirem os desafios dos comitês de bacias hidrográficas e abordar propostas de solução ou enfrentamento das questões colocadas, com uma base pedagógica. O ambiente foi composto por uma mesa de abertura seguida de 10 estações temáticas que trataram dos quatro eixos de discussão do ENCOB.
Cada estação teve duas horas de duração e iniciou com uma apresentação de 15 minutos trazendo a problematização e reflexão sobre o tema em questão. Em seguida, foram realizados trabalhos em grupos visando trazer diversos olhares dos participantes em torno do tema abordado.
“Posso afirmar que humano é o termo que define o XXIV ENCOB. Foi um evento espetacular! Estamos revendo e abraçando amigos, podendo sentir o calor humano e poder olhar nos olhos novamente, após dois anos de distância e saudades. Isso é indescritível. É viver a experiência com discussões que serão levadas pra vida. Afinal, água é vida”, finaliza o Coordenador.
XXIV ENCOB
Após o recorde de público em 2021, o XXIV ENCOB - Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas foi realizado no formato presencial com transmissão de suas atividades online - o que permitiu a mobilização e participação dos mais de 240 comitês de bacias do Brasil.
O evento reuniu ainda representantes do poder público (municipal, estadual e federal), dos usuários de recursos hídricos, organizações não governamentais, ambientalistas, Universidades e demais interessados dos 26 estados e do Distrito Federal.
O ENCOB é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e do Instituto Água e Terra, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), e organização da RN Marketing.
Desde 1999, o ENCOB tem contado com a crescente participação dos entes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, representantes do Poder Público, dos Usuários de recursos hídricos, ONGs, Universidades, Municípios, bem como de outros interessados no tema água, como uma oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente aplicados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas.
Tribuna
A Solenidade Oficial de abertura do XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas contou com participação de autoridades, representantes de governos e entidades públicas, além dos parceiros apoiadores do Encontro.
Integraram a tribuna de autoridades do XXIV ENCOB:
1. Luis Carlos Sousa Silva
Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias
2. Everton Luiz da Costa Souza
Secretário de Estado do desenvolvimento Sustentável e do Turismo
3. Verônica Sánchez da Cruz Rios
Diretora Presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
4. Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro
Diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
5. Vitor Saback
Diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
6. João Maria Cavalcanti
Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte
7. Miyuki Hyashid
Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins.
8. Francisco José Coelho Teixeira
Secretário de Estado dos Recursos Hídricos do Ceará.
9. Marília Carvalho de Melo
Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.
10. Elisandro Pires Frigo
Secretário de Estado da Administração e da Previdência do Paraná
11. Cristóvão Vicente Scapulatempo Fernandes
Presidente da Associaçao Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro
12. Lilian dos Santos Ferreira
Secretária Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso.
13. Francisco Carlos Bezerra e Silva
Secretário Executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará.
14. Jose Luiz Scroccaro
Diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, do Instituto Água e Terra, Coordenador da Comissão Organizadora Local e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema
15. Silvio Silvestre Barczsz
Presidente do CBH Piraponema e Coordenador do Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas.
16. Jose Volnei Bisognim
Presidente do Instituto Água e Terra
17. Suzana Maria Gico Lima Montenegro
Vice Presidente da Associaçao Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro e Presidente da Apac.
18. Adriana Lustosa da Costa
Coordenadora Geral de Planejamento e Política de Recursos Hídricos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério de desenvolvimento Regional
19. Lupercio Ziroldo Antonio
Governador Honorário do Conselho Mundial da Água e Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias
20. Leonice Lotufo
Coordenadora Adjunta do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
21. Malu Ribeiro
Diretora de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, e Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo, Representando as Entidades Civis.
22. Jordana Girardello
Membro das Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho do Conselho Nacional de Recursos Hídricos Representando a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, representando o setor Usuário de Recursos Hídricos.
23. Gisele Boa Sorte
Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro – Coordenadora da Secretária Executiva do Fórum Nacional de Órgãos Gestores – FNOGA.
24. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi
Superintendente do Ibama Paraná e Representante do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
25. Alondra Alvarez
Coordenadora da CT Jovem ABRHidro Representando a juventude na Gestão dos Recuros Hídricos.
26. Gino César Meneses Paiva
Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas.
Feira de Exposições
Nesta edição do ENCOB, a feira contou com diversos patrocinadores e apoiadores, e uma novidade, os stands da ANA, Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas e SEDEST/IAT contaram comum miniauditório exclusivo onde puderam fazer sua própria programação paralela ao evento, apresentando cases e soluções para os participantes do evento. Confira abaixo quais foram os stand do evento:
Instituto Água e Terra (IAT) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (SEDEST)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas
CBH Paranapanema
Agevap
Simepar
Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH)
DESO - Companhia de Saneamento de Sergipe
CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia
Também foram parceiros e estiveram presentes os seguintes apoiadores:
Kinross
Sistema FAEP/SENAR-PR
Agência das Bacias e Comitês PCJ
Engie
CredCrea
DualBase
Arena das Águas
Tendo como base a Arena da Vila Cidadã, do 8º Fórum Mundial da Água, realizado no Brasil em 2018, o XXIV ENCOB, contou com uma Arena das Águas, onde os patrocinadores e apoiadores do ENCOB puderam apresentar experiências e projetos que estão sendo desenvolvidos.
# Falacomitê
De forma inédita, o # Falacomitê neste ano contou com uma estrutura completa de um estúdio de gravação no formato de podcast onde personalidades, membros de comitês e autoridades tiveram a oportunidade de bater um papo descontraído sobre a gestão das águas durante o evento.
Texto: Tamiris Schlegel
Fotos: Sabá Filmes
Cobertura: RN Marketing
Comments